top of page

Os benefícios da comida fermentada na saúde


Por Arlyson Oliveira dos Santos, Fernanda de Andrade Pinheiro, Hellen Costa Borges, Isabelle Lorraine Eloy de Souza, Julyanne Dias dos Santos, Maria Luiza Damasceno Martins, Thais Costa Felipe, Suzana Costa Nascimento


O consumo de alimentos fermentados está intimamente ligado com desenvolvimento das grandes civilizações da antiguidade, e seu uso se manteve até os dias de hoje de forma global, nas mais diferentes culturas e países do mundo. Apesar velhos conhecidos nossos, os alimentos fermentados têm sido muito estudados pelos países ocidentais que os veem como alimentos que potencializariam a promoção da saúde.

Além dos seus benefícios já conhecidos, bem como: a capacidade de mudar as propriedades organolépticas dos alimentos favorecendo o seu consumo e a capacidade de prolongar a vida útil de alguns produtos alimentícios, ajudando a preservar os mesmos, os alimentos fermentados quando consumidos podem trazer consigo inúmeros benefícios a saúde a nível fisiológico. Em estudos clínicos recentes foi apontado que o consumo de alimentos fermentados lácteos tem uma forte associação com a manutenção do peso; outros estudos revelam que o consumo desses alimentos em longo prazo pode reduzir o risco de surgimento de doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e mortalidade em geral, sendo iogurte um desses alimentos que promovem esses benefícios quando consumidos com frequência.

Esses benefícios podem se estender às respostas fisiológicas, recentemente foi apontado que o consumo de leite fermentado interfere no metabolismo da glicose promovendo redução na dor muscular quando o músculo é exigido por exercícios agudos de resistência. Além disso, consumo de alimentos fermentados podem promover melhoria no funcionamento do trato gastrointestinal, alterações no humor e na atividade cerebral.


Portanto, inúmeros são os benefícios quando se fala do consumo de alimentos fermentados, e a inclusão desses alimentos em uma dieta pode promover o que entendemos por saúde que vai além da ausência de doenças, saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social.



Referências:

https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S095816691630266X

https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89101997000600016




14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page