top of page

MICROBIOTA E HUMOR

A microbiota do ser humano é formada logo após o seu nascimento, e, além de serem muito diversas, essas bactérias também possuem diferentes funções benéficas para o bom funcionamento e proteção do nosso corpo. No entanto, precisam estar em equilíbrio, e suas características e equilíbrio são influenciados por fatores internos e externos como a sua alimentação e meio no qual esse indivíduo realiza suas atividades.



Além de todas as importantes funções da nossa microbiota, alguns estudos mostraram que um intestino saudável também é promovido pela composição de bactérias intestinais, e que também podem influenciar no funcionamento do eixo intestino-cérebro alterando funções cerebrais e até mesmo o comportamento. Ou seja, o ecossistema microbiano que está presente no intestino é fundamental para o seu funcionamento eficiente e promoção de emoções saudáveis.

Associando todas as informações que trouxemos anteriormente, podemos afirmar que, a alimentação é um importante modulador da microbiota, e, essa microbiota tem uma função valiosa no eixo cérebro-intestino, então, uma microbiota saudável é fundamental para a manutenção dessa relação e um bom funcionamento de ambos, assim, um desequilíbrio poderia causar a disbiose, que seria um possível fator para o desenvolvimento de problemas relacionados não só para o intestino, mas também para as emoções e afetar o humor.

Pensando nisso, os alimentos prebióticos e probióticos poderão agir positivamente nessa microbiota e auxiliar também na manutenção do bom humor do indivíduo. Então, a seguir falaremos um pouco sobre alimentos que contêm esses componentes e como eles influenciam no eixo-microbiota-intestinal-cérebro (intestino e humor).


Alimentos: biomassa de banana verde, banana, aveia, verduras (brócolis e acelga) e iogurte.


Por que esses alimentos contribuem para a promoção do bom humor no nosso organismo?

Alguns alimentos são conhecidos por promover o “bom humor” por conterem substâncias que ajudam na produção de serotonina, que é conhecida como o hormônio da felicidade. Alguns alimentos também ajudam no combate à depressão e aumentam nossa disposição e, por isso, são fortes aliados na modulação

do humor.


Biomassa de banana verde

A biomassa de banana verde, por exemplo, além de ter diversos benefícios ao corpo como diminuir o colesterol alto, combater a prisão de ventre e ajudar no emagrecimento, ela também auxilia no combate à depressão, por conter uma substância chamada triptofano que ajuda a aumentar os níveis de serotonina que, por sua vez, promove uma sensação de bem-estar para quem a consome. A biomassa possui amido resistente, que é uma fibra não digerível que serve como alimento para microrganismos benéficos da nossa microbiota intestinal, ou seja, são prebióticos. Dessa forma, a biomassa de banana verde melhora a saúde da microbiota, o que leva a benefícios relacionados ao humor, tendo em vista a ligação entre o intestino e o cérebro. Além disso, ter uma microbiota saudável auxilia na manutenção do sistema imune.

Banana

Outro alimento que melhora muito as nossas atividades fisiológicas é a banana, que é uma grande fonte de potássio, cálcio e fibras que ajuda a melhorar o funcionamento do intestino evitando a constipação. Além disso, a banana além de conter o triptofano, que auxilia na síntese de serotonina e melhora o nosso humor, a banana contém a vitamina B6 que melhora a qualidade do sono promovendo um relaxamento e diminuindo os sintomas de ansiedade.



Aveia

A aveia é um cereal bastante nutritivo que auxilia no processo de emagrecimento, pois ela possui uma substância chamada betaglucana que permite com que o alimento fique mais tempo no estômago ocasionando menos fome e auxiliando no processo de emagrecimento. A aveia também é fonte de vitamina B, ou seja, também possui o triptofano que é convertido em serotonina quando ingerido e metabolizado no nosso organismo, ou seja, promove o bom humor e também atua reduzindo o cansaço e melhorando a qualidade do sono. Além disso, a aveia possui frutooligossacarídeos, que são fibras não digeríveis que auxiliam na manutenção da saúde de nossa microbiota intestinal, servindo como prebióticos.

Brócolis

O brócolis é outro alimento bastante nutritivo e fonte de diversas vitaminas essenciais para o nosso corpo. Ele combate inflamações, controla o nível de açúcar no sangue e auxilia no trânsito intestinal. Além desses fatores, o brócolis contém ácido fólico que facilita a liberação de serotonina, promovendo o bem-estar.



Acelga

A acelga é rica em vitaminas e minerais, fibras e proteínas. Além de ser bastante nutritiva, também fortalece o sistema imunológico. Ela também auxilia na produção do bom humor pois ela contém magnésio, que aumenta a produção dos níveis de melatonina, combatendo a insônia e diminuindo o estresse.

Iogurte

O iogurte por ser um derivado lácteo e ser fonte de cálcio, combate a osteoporose. Ele também é um alimento probiótico por conter bactérias vivas em sua composição e auxiliar no funcionamento intestinal. Além disso, ele ajuda a liberar alguns neurotransmissores responsáveis pela promoção de bem-estar (serotonina) e ajuda no combate à depressão e no controle da ansiedade.



Colaboradoras:

Ana Beatriz Lima, Angélica Wang, Caroline Castro, Esthér Vieira, Iris Santana e Nicchole Helena.



Referências:

https://www.tuasaude.com/biomassa-de-banana-verde/

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/09/16/yes-nos-temos-bananas-fruta-contribui-para-saude-do-coracao-e-saciedade.htm

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/01/31/aveia-engorda-veja-8-beneficios-desse-cereal-e-como-inseri-lo-na-dieta.htm#:~:text=longo%20do%20dia.-,Pode%20ser%20encontrada%20na%20forma%20de%20farelo%2C%20flocos%20ou%20farinha,%2C%20vitaminas%2C%20carboidratos%20e%20prote%C3%ADnas.

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/05/05/brocolis-fazem-bem-ao-cerebro-confira-9-beneficios-desse-vegetal.htm#:~:text=Os%20br%C3%B3colis%20pertencem%20%C3%A0%20fam%C3%ADlia,%2C%20C%2C%20E%20e%20K.

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/08/12/acelga-faz-bem-ao-coracao-veja-9-beneficios-da-hortalica.htm#:~:text=A%20acelga%20%C3%A9%20rica%20em,%2C%20c%C3%A1lcio%2C%20fibras%20e%20prote%C3%ADnas.

https://ciclovivo.com.br/vida-sustentavel/bem-estar/iogurte-pode-curar-a-depressao-e-reduzir-a-ansiedade-diz estudo/#:~:text=Um%20novo%20estudo%20coordenado%20pelo,e%20pelo%20controle%20da%20ansiedade.


28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page