Produtos lácteos

por equipe Microzinhando

   Produtos lácteos são aqueles produtos que contém o leite como elemento principal da sua composição. Esses produtos são conhecidos também como lacticínios ou laticínios e são facilmente encontrados nas redes de supermercados.
Como exemplos desses produtos temos diferentes tipos de leite, queijos, requeijão, creme de leite, manteiga, sorvetes, iogurtes, doce de leite, bebidas lácteas, etc.     O leite por exemplo, é considerado um alimento de grande valor nutricional, apresentando uma composição rica em proteínas de alta digestibilidade e alto valor biológico (presença de todos os aminoácidos essenciais), gorduras, carboidratos, vitaminas e minerais, tais como cálcio, potássio, magnésio e fósforo. A partir da gordura do leite são fabricados diferentes produtos como creme de leite, a manteiga, o chantilly, etc.
       A utilização das formas fermentadas do leite, como queijo e iogurte, tem se difundido devido a sua aceitação ao paladar da população em geral, mas também ao, mais recente, consenso de que esses alimentos podem ter efeitos protetores ao organismo. Derivados lácteos que passaram pelo processo de fermentação, como o iogurte, podem ser considerados alimentos simbióticos, por conterem tanto probióticos (microorganismos vivos benéficos, ex.: lactobacilos) quanto prebióticos (componentes alimentares não digeríveis, ex: fibras), e, se consumidos

regularmente na dieta, são capazes de modular a microbiota intestinal. A administração de probióticos mostrou impacto positivo em alguns estudos que analisaram sua relação com síndrome do intestino irritável, alergias e infecções. Estes impactos positivos podem ser sido causados por melhora na funcionalidade da barreira intestinal, modulação do sistema imune, antagonismo à patógenos, atividade enzimática ou produção de compostos benéficos ao hospedeiro.

       Além disso, a fermentação do leite reduz seu conteúdo total de lactose, o que é interessante para pessoas com intolerância à lactose, apesar de que, para esse grupo populacional, ainda assim é necessário ter cuidado com o consumo desses produtos, pois a capacidade de digestão varia para cada indivíduo. A intolerância à lactose é uma reação adversa que envolve a digestão ou o metabolismo da lactose, um carboidrato que está presente em quantidade variada em todos os produtos citados acima e em todos os produtos derivados do leite, com exceção para alguns tipos de queijo e manteiga.

          No Microzinhando você pode encontrar diferentes receitas contendo laticínios fermentados, com grande destaque para o nosso queridinho: iogurte!

Referências

Ceapa C, Wopereis H, Rezaïki L, Kleerebezem M, Knol J, Oozeer R. Influence of fermented
milk products, prebiotics and probiotics on microbiota composition and health. Best Pract
Res Clin Gastroenterol. 2013;27(1):139–155. doi:10.1016/j.bpg.2013.04.004
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/bitstream/riufcg/11093/1/JANINE%20PATR%c3%8dCIA%20MELO%20O
LIVEIRA%20-%20TCC%20-%20ENGENHARIA%20DE%20ALIMENTOS%202015.pdf
https://cetesb.sp.gov.br/consumosustentavel/wp-content/uploads/sites/20/2013/11/laticinio.pdf
http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/tecnologia_de_alimentos/arvore/CONT000fid5gmye02wyiv80z4s47
3pvif4cr.html
https://revista-fi.com.br/artigos/proteinas-de-soro-de-leite/o-que-determina-a-qualidade-de-u
ma-proteina
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29930222/
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30747427/
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29920643/

Sobre as autoras

© 2020 por Microzinhando. Orgulhosamente criado com Wix.com