top of page

O CONSUMO DE COGUMELOS NAS REFEIÇÕES E SEUS BENEFÍCIOS.

Os cogumelos são provavelmente alguns dos alimentos mais antigos colhidos pelo homem. Há registros de seu consumo em diferentes regiões do mundo há pelo menos dois mil anos por diversos povos, indo desde os gregos e romanos, passando pelos egípcios, até os povos da Ásia, como os chineses. Esses últimos, por exemplo, já possuíam registros indicando possíveis funções medicinais e melhora da saúde pelo consumo desses alimentos. Há relatos que, inclusive, povos nativos brasileiros como os Yanomami são consumidores dessas iguarias há gerações.


Atualmente, os cogumelos são alimentos ainda mais dispersos pelas regiões do planeta e consumidos em todo o mundo em diferentes e variadas receitas, carregando consigo muitos benefícios para a saúde dos consumidores. Dentre os cogumelos mais consumidos em todo o mundo, e no Brasil, temos como destaque o Champignon (ou cogumelo-de-paris), Shiitake, Portobello e o Shimeji.


Antes de listarmos os benefícios do seu consumo, você sabe o que são cogumelos? Os cogumelos nada mais são do que fungos. Na verdade, são uma parte desses microrganismos. Eles são estruturas de reprodução (ou corpos de frutificação) de fungos que estão espalhados por baixo do solo. Essas estruturas apresentam as mais variadas formas e cores, sendo importantes para a dispersão de seus esporos, os quais darão origem a novos fungos em outras regiões. Nem todos servem para o consumo dos seres humanos, no entanto, os comestíveis fazem parte da culinária de todo o planeta.





Agora, podemos comentar sobre os principais benefícios do consumo de cogumelos na nossa dieta. Vale ressaltar que os benefícios variam de acordo com cada cogumelo, então serão listados os principais e mais comuns a eles. Dentre os muitos benefícios da ingestão desses alimentos naturais, pode-se citar:


→ Atuam na saúde mental e emocional

Os cogumelos, em especial o Champignon e o Shiitake, possuem grande quantidade de vitamina B, que são vitaminas de grande importância para manutenção da saúde do sistema nervoso, e por conta disso atuam na saúde mental e emocional do indivíduo, prevenindo doenças degenerativas como o Alzheimer, além de inúmeros males do coração. Já o fósforo e o cálcio presentes fortalecem os dentes e os ossos, prevenindo a osteoporose.


→ Absorvem gordura e toxinas do organismo

Os cogumelos, principalmente o Cogumelo do sol, promovem o bom funcionamento do intestino, absorvendo gordura e toxinas, pois é um alimento rico em fibras. Dessa forma, auxilia no emagrecimento e no controle do colesterol LDL, tido como colesterol ruim para nossa saúde por permitir o acúmulo de colesterol nas paredes internas das artérias.


→ Fortes aliados para a saúde da gestante e do bebê

O cogumelo Shiitake é o que apresenta maiores quantidades de ácido fólico, que atua principalmente na formação de células essenciais no desenvolvimento humano e crescimento. Isso o torna um forte aliado para a boa saúde da gestante e do bebê.


→ Ajudam no combate do hipertireoidismo e do hipotireoidismo

A adição regular de cogumelos na dieta pode auxiliar no controle dos hormônios secretados pela tireoide, atuando de forma bastante eficaz no combate a doenças como o hipertireoidismo e o hipotireoidismo.


→ Reduz o açúcar no sangue, auxiliando no controle do diabetes

O consumo do Cogumelo do sol, fonte de beta-glucanas, polissacarídeos e fibras, controla o diabetes, pois esse cogumelo, em especial, possui propriedades hipoglicêmicas, ou seja, que reduzem o açúcar no sangue.

→ A ação antioxidante auxilia no combate dos radicais livres

Os cogumelos, em especial o Champignon, Portobello, Cogumelo do sol, Shiitake, Hiratake, Cogumelo-rei e Cogumelo-salmão são fontes de vitaminas A e C, além de betacaroteno. Isso os torna excelentes antioxidantes, auxiliando no combate aos radicais livres que prejudicam nosso organismo. Por isso, eles possuem tamanha eficácia na prevenção de câncer, artrite, cirrose, além de várias doenças degenerativas.


Tendo tantos benefícios para a saúde, os cogumelos não podem faltar na sua dieta!


Johnatha de Souza Santos, Nicole Ferreira Irmão e Paloma Cristine Malfetano


Referências:






32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page