Benefícios dos prebióticos e probióticos


Alimentos que possuem probióticos, prebióticos e simbióticos são considerados de alimentos funcionais (AF), que possuem vantagens do seu uso relacionadas diretamente ou não ao trato gastrointestinal, pois estimulam o crescimento de bactérias benéficas como lactobacilos e bifidobactérias, reduzindo populações de bactérias maléficas e reforçam os mecanismos naturais de defesa do hospedeiro, mantendo o equilíbrio homeostático.




De forma geral, alguns benefícios que podemos listar são:

● Melhora da função gastrointestinal com o aumento da taxa de evacuações para constipados e melhoramento do funcionamento do trato gastrointestinal.

● Melhora dos sintomas indesejáveis do trato gastrointestinal com melhor qualidade das fezes, esforço reduzido para evacuar, diminuição da dor e distensão abdominais, melhora da saciedade e na perda de peso, menor reincidencia de diarréia causa pela bactéria Clostridium difficile e por antibióticos.

● Microbiota intestinal saudável e equilibrada pela alteração da homeostase da microbiota intestinal, aumento da quantidade de bactérias benéficas, diminuição do crescimento de patógenos, melhor restauração intestinal e diminuição da lesão intestinal.

● Redução das taxas de infecção intestinal/melhora da resposta imune intestinal com aumento significativo de células de defesa, fagócitos e produção de interleucinas e diminuição de agentes pró-inflamatórios.

● Prevenção de doenças do trato gastrintestinal causadas por Clostridium difficile, auxilia e inibe a colonização da Helicobacter pylori associado à gastrite, úlcera péptica e reduz possíveis efeitos carcinogênicos.

● Redução de custos hospitalares relacionados a complicações do trato gastrointestinal

● Benefícios não relacionados diretamente ao trato gastrointestinal como aumento da osteocalcina, aumento de proteínas totais, diminuição de proteína C reativa e colesterol, melhora da intolerância à lactose em pacientes intolerantes.



Referência: Pereira LS, Oliveira LR, Santos MT, Barbi T, Calil AM. Benefits of using prebiotics, probiotics and synbiotics in elderly adults. Geriatr Gerontol Aging. 2014; 8 :77-81 < http://ggaging.com/how-to-cite/116/pt-BR>


Créditos: Larissa Brito

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo